Notícias

Voltar
07 Dez
2021
Você já está preparado para substituir o cupom fiscal pela NFC-e? Não perca o prazo!

 

Prazo de obrigatoriedade de emissão da NFCe no Rio Grande do Sul está acabando!!

O prazo de obrigatoriedade da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) que substitui o Cupom Fiscal termina em 31/12/2021, ou seja, de acordo com o decreto nº 54.905 a partir de janeiro de 2022 .

Empresas que ainda não emitem a NFC-e precisam se preparar para a obrigatoriedade e neste conteúdo explicamos como fazer isso.

O que é a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônico (NFC-e)?

Antes de tudo, é preciso entender o que é a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônico. Também chamada de Cupom Eletrônico ou simplesmente NFC-e, ela é um documento eletrônico que deve ser emitido quando acontece uma venda para um consumidor final.
Ela substitui a nota fiscal de venda a consumidor modelo 2 e o cupom fiscal emitido pelo ECF (Emissor de Cupom Fiscal). Como a NFC-e é um arquivo digital, ele é enviado para o Sefaz (Secretaria da Fazenda), órgão responsável pela validação do documento. 
Após a validação, que leva apenas alguns segundos, ela fica disponível para imprimir a DANFE NFC-e (Documento Auxiliar de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica), que é um documento que contém as informações resumidas da NFC-e pode ser impressa em qualquer impressora. Além disso, é possível encaminhar para o cliente a nota via e-mail.

O que é preciso para iniciar a emissão da NFC-e no Rio Grande do Sul?

Antes de começar a emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica no Rio Grande do Sul, é preciso:

  1. Possuir a inscrição estadual ativa no Rio Grande do Sul.
  2. Adquirir um certificado digital que contenha o CNPJ da empresa. O certificado de Modelo A1, que é um arquivo digital instalado em máquina e bem mais prático e seguro ou de Modelo A3 que vem em um token ou cartão.
  3. Implantar um Software emissor de NFC-e. Nosso sistema Windel faz a emissão dos Cupons Eletrônicos de maneira simples, rápida e por um valor super acessível. Além de enviar as informações da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica ao Sefaz, Windel ainda auxilia no controle e gestão da sua empresa.

Nosso time de Implantação e Suporte é especialista nisso, e está pronto para te atender e te ajudar!

Então, se precisa emitir NFC-e, entre em contato com a gente!

☎0800 600 2220
📱wa.me/5554996985760
📧comercial@windel.com.br
💻windel.com.br/contato/demonstracao

Este site utiliza cookies com finalidade estatística, de forma anônima e sem fins publicitários, visando aprimorar a sua experiência como usuário. Conheça nossa política de privacidade e tenha uma visão completa sobre nosso comprometimento com seus dados.

aceitar recusar