Notícias

Voltar
02 Jul
2020
Boas práticas na videoconferência

 

 

 

 

A pandemia do Coronavírus trouxe diversas alterações no formato de trabalho das empresas devido as determinações de isolamento social. Uma das que mais chama a atenção é a adoção do sistema de Home Office (ou teletrabalho), onde, para não paralisar suas atividades, as empresas estão permitindo que funcionários trabalhem de suas casas.

Neste cenário, as videoconferências ganham papel de destaque, pois possibilitam a interação entre clientes e fornecedores, entre colegas e também reuniões de equipes. Para muitas empresas, esta prática não é nenhuma novidade, pois vem sendo adotada há vários anos pelo mercado, porém, para muita gente é algo totalmente novo, e é para estas pessoas que elaboramos este conteúdo.

A videoconferência precisa ser encarada como uma reunião presencial e não como um bate-papo, ela exige postura, bom senso e comprometimento. Para te ajudar a se adaptar a esta nova etiqueta virtual, elencamos os principais pontos de atenção para você não errar no momento de se apresentar profissionalmente, mesmo que em ambiente virtual.


- Pontualidade: Esteja a frente do computador no horário combinado. É normal ocorrer alguns problemas e ajustes em redes, internet, máquinas, etc, mas é extremamente importante que você esteja disponível na hora em que marcou a reunião. 


- Vestimenta: Da mesma forma que você não vai para o trabalho usando uma roupa inadequada, que contraria o dress code da empresa, não deve aparecer em uma videoconferência de uma maneira que não corresponda a sua imagem profissional. Você não precisa se arrumar como se fosse para a empresa. Mas também não pode aparecer de qualquer jeito, usando pijamas por exemplo. Use um look básico que não comprometa sua imagem profissional, seja reunião com clientes, líderes ou colegas de trabalho.

- Espaço: Muitas pessoas não possuem um escritório em casa, isso não é um problema, porém, se vai fazer uma videoconferência é importante escolher um cômodo mais reservado da casa, se possível com fundo neutro, de modo que o que estiver atrás de você não disperse a atenção e polua sua imagem no vídeo. Cuidado com objetos inapropriados ou roupas espalhadas, e procure avisar as outras pessoas da casa que você estará em reunião para evitar interrupções.

- Boa postura: Evite se distrair olhando seu celular quando não estiver falando, as pessoas terão a má impressão de que você não está prestando atenção. Também evite digitar durante a reunião pois o ruído das teclas atrapalha. Caso precise fazer anotações, use um bloco. Mantenha o foco e proponha somente assuntos pertinentes ao tema da reunião para que seja produtiva, e procure estar atento quando alguém estiver falando, isso demonstra respeito ao colega/cliente.

- Alimentação: Evite se alimentar durante a reunião. Geralmente não se leva comida para reuniões de trabalho, e o mesmo deve acontecer na videoconferência.


- Equipamentos: Procure se preparar para usar a ferramenta fazendo testes prévios de equipamento, vídeo, microfone. Assim evita-se perder tempo com ajustes.


No final das contas, tudo se resume a bom senso. É preciso analisar e ter a capacidade de distinguir as diferentes situações e o grau de formalidade exigido em cada uma delas para que saibamos como nos comportar melhor em cada caso.


Independentemente da situação, respeito e educação com o próximo é sempre necessário, e por isso devemos cuidar das atitudes e da postura em uma conferência assim como fazemos em qualquer situação de convívio social do nosso dia-a-dia.