Notícias

Voltar
03 Nov
2019
Estado de Santa Catarina iniciou processo para adoção da NFC-e

 

Segundo notícia veiculada no site da Secretaria da Fazenda, o estado de Santa Catarina já iniciou o processo para adoção da NFC-e (Nota Eletrônica para Consumidor Final) com previsão de vigência para o ano que vem.

A NFC-e, também conhecida como Cupom Eletrônico, já é amplamente utilizada em outros estados do Brasil, onde ela substituiu a emissão dos cupons fiscais (PAF ECF) trazendo benefícios como:

• Dispensa da utilização obrigatória de equipamento fiscal (Impressora ECF), um equipamento de custo de aquisição e manutenção elevados, podendo o DANFE NFC-e ser impresso em impressora não fiscal e papel comum; 

• Não há exigência de qualquer homologação de hardware ou software e as obrigações acessórias são simplificadas, como a dispensa da Redução Z, Leitura X, mapa de caixas, aposição de lacres e registros em atestados de intervenção;

• Não exigência da figura do interventor técnico;

• Uso de papel com menos requisito de tempo de guarda;

• Transmissão da NFC-e em tempo real;

• Redução significativa dos gastos com papel e aquisição de impressora ECF;

• Possibilidade, a critério do consumidor, de impressão de documento auxiliar resumido (DANFE NFC-e), ou envio ao cliente apenas por mensagem eletrônica.

Abaixo a notícia divulgada no site da Secretaria da Fazenda de SC na íntegra:


"SEF coordena grupo com entidades empresariais para implantação da NFC-e
Nesta quarta-feira, 23, o secretário de Estado da Fazenda (SEF/SC), Paulo Eli, recebeu representantes da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina (Abrasel) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis. O objetivo do encontro foi criar um grupo de trabalho com as entidades empresariais para a implantação da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) em Santa Catarina.
“Assumimos este compromisso, junto ao governador Carlos Moisés, de modernizar a máquina pública e Santa Catarina. Já iniciamos o processo e, até o próximo ano, iremos adotar a NFE-c”, afirmou Eli.
Empresário e membro do Conselho de Administração Nacional da Abrasel, Célio Salles reforçou que a medida é recebida com muita expectativa pelo setor varejista catarinense.
“Há muito tempo estávamos aguardando esta notícia. Santa Catarina é um estado pioneiro e precisa atualizar seu sistema de acordo com o modelo nacional, que traz mais segurança e agilidade para o comerciante e o contribuinte”, disse
."

Fonte: http://www.sef.sc.gov.br/midia/noticia/2406

Entre e contato e saiba mais
0800 600 2220
comercial@windel.com.br
Windel.com.br