Notícias

Voltar
17 Set
2019
4 passos para alavancar seu negócio através da Gestão Financeira

É comum ver nas empresas de menor porte uma preocupação quase que exclusiva em aumentar as vendas e o faturamento, acreditando ser um dos únicos fatores decisivos para o seu sucesso. Tão comum quanto, é a empresa não conseguir obter o tão almejado lucro e não entender o motivo disto.

O que ocorre é que de nada adianta ter um ótimo faturamento se as finanças são mal gerenciadas. As consequências de recursos mal aplicados são graves podendo inclusive levar ao encerramento das atividades.

O objetivo deste conteúdo é demonstrar como o controle financeiro auxiliará na gestão da empresa alavancando seus resultados.

Agora que sabemos o quanto é vital estar ligado aos números da sua empresa, vamos mostrar como iniciar este processo na prática:

1º passo: Separar as finanças pessoais dos sócios das finanças da empresa:

É muito importante que os sócios tenham a noção de não confundir ou englobar as suas finanças pessoais com as finanças da empresa. Desta forma, é preciso ter bem definidas as políticas de pró-labore e retiradas de lucros para obter um controle efetivo dos recursos conhecendo a fundo o que é custo e despesa real da empresa.

2º passo: Compreenda fluxo financeiro padrão do seu negócio:

Cada segmento de empresa possui uma realidade muito diferente, por exemplo, um comércio depende de compras de estoque para revender então precisa de um capital de giro maior, enquanto que um prestador de serviços tem baixo custo operacional, a indústria depende da matéria prima e da manutenção do seu maquinário.
O empresário precisa ter uma visão clara de como o dinheiro costuma entrar e sair da empresa para que consiga se planejar financeiramente.

3º passo: Registre as movimentações financeiras da empresa:

O registro das movimentações financeiras da empresa não precisa ser complicado nem trabalhoso, pelo contrário, hoje em dia, há sistemas de gestão que importam o xml das notas de compras já adicionando o item comprado ao estoque e o pagamento no caixa ou nas contas a pagar. Há funcionalidades que minimizam a digitação transformando orçamentos ou pedidos em notas fiscais. São inúmeros os benefícios, porém, de nada adianta ter acesso a um bom sistema e conhecer seu fluxo financeiro se não conseguir registrar corretamente as suas movimentações. Sem o dado inserido não há informação, e os indicadores ficarão distorcidos. É uma questão de hábito, uma reeducação necessária e muito produtiva.

4º passo: Organização do Trio - Fluxo de Caixa, Contas a Pagar e Contas a Receber

Com estes três controles básicos, o empresário terá em mãos a situação atual de seu caixa, o planejamento de pagamentos a realizar e a previsão de seus recebíveis.
Com isso é possível analisar a saúde financeira da entidade e planejar seus passos de forma embasada.

O Fluxo de Caixa monitora todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa permitindo verificar em tempo real o saldo financeiro atualizado. Também facilita o acesso visual das despesas/custos da empresa, para que sejam acompanhadas e avaliadas constantemente, em busca de redução de gastos, o que majora o resultado tanto quanto um aumento no faturamento.

O Controle de Contas a Receber trata uma das principais dores das empresas, a Inadimplência. Um controle efetivo disto auxilia nas cobranças demonstrando de forma prática quem está em débito, evita esquecimentos de envio de cobranças e também serve para consulta de clientes inadimplentes que desejam fazer novas compras (análise de crédito). Isso tudo, além é claro, de demonstrar o que a empresa tem a receber em cada mês futuro.

O Controle de Contas a Pagar, por sua vez, visa demonstrar ao gestor as obrigações futuras da empresa, evitando o pagamento de juros e multas por esquecimentos e demonstrando mês a mês com exatidão as movimentações previstas, permitindo, por exemplo, programar compras parceladas de forma consciente.

E a comparação entre o Contas a Pagar e o Contas a Receber aliado a análise do seu Fluxo de Caixa é o que garante que o empresário não seja surpreendido e possa planejar as ações da sua empresa com informações mais próximas à realidade.

Se você ainda não realiza estes controles ou então os faz de forma manual, a Windel Sistemas fica à disposição para lhe mostrar como nosso sistema de gestão pode lhe ajudar a automatizar as tarefas mais maçantes da sua empresa te fazendo ganhar tempo, performance e diminuir seus custos.

Entre em contato
0800 600 2220
comercial@windel.com.br