Notícias

Voltar
22 Abr
2019
NFC-e: O que é, como funciona e quais são suas vantagens

 

Através do contato com clientes e parceiros, percebemos que ainda existem muitas dúvidas relativas a Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor (NFC-e), também conhecida por Cupom Eletrônico. Os empresários habituados ao uso da Impressora Fiscal lacrada (ECF) para emissão do Cupom Fiscal estão se adaptando a esta nova modalidade. Então vamos falar um pouco sobre isso e esclarecer os principais pontos sobre este tema.

 

A NFC-e é um documento eletrônico, que substitui as Notas Fiscais de Venda a Consumidor, modelo 2, e o cupom fiscal emitido por impressora ECF. É importante não confundir NFC-e com a NF-e, são documentos distintos.


O objetivo da NFC-e é informatizar a emissão do cupom fiscal, efetuando a comunicação com a SEFAZ em cada venda, que deve ser realizada com Certificado Digital para que ocorra a assinatura eletrônica e o devido registro. Sua representação física chama-se DANFE NFC-e, que contém as operações resumidas sobre a venda e pode ser impresso em impressora comum em papel sulfite.


A implementação da NFC-e traz ao empresário a possibilidade de redução de custos, uma minimização da burocracia bastante significativa, e melhora na agilidade dos processos de emissão do documento fiscal através das características abaixo:


    • Dispensa da utilização obrigatória de equipamento fiscal (Impressora ECF) para emissão da NFC-e, um equipamento de custo de aquisição e manutenção elevados, podendo o DANFE NFC-e ser impresso em impressora não fiscal e papel comum;

    • Não há exigência de qualquer homologação de hardware ou software e as obrigações acessórias foram simplificadas, como a dispensa da Redução Z, Leitura X, mapa de caixas, aposição de lacres e registros em atestados de intervenção;

     • Não exigência da figura do interventor técnico;

     • Uso de papel com menos requisito de tempo de guarda;

      • Transmissão da NFC-e em tempo real;

       • Redução significativa dos gastos com papel;

        • Possibilidade, a critério do consumidor, de impressão de documento auxiliar resumido (DANFE NFCe), ou apenas por mensagem eletrônica.

Como mostramos, a adoção da NFC-e pode trazer diversas vantagens às empresas.

Se ficou com dúvidas ou deseja conhecer melhor o produto para ver como funciona na prática, entre em contato conosco!

Ligue
0800 600 2220
Ou acesse

windel.com.br/contato/demonstracao