Notícias

Voltar
27 Fev
2018
Cansado de digitar suas notas de entrada? Não digite mais, importe! A Windel Sistemas faz isso por você.

 

Instituída em outubro de 2005, em todo o território brasileiro, a NFe tornou o processo de emissão de notas fiscais mais rápido e menos burocrático para os departamentos fiscais das empresas, ela fica armazenada eletronicamente, em formato XML, e sua validade é garantida por meio de assinatura digital.

A Nota Fiscal eletrônica (NFe) e o XML

O arquivo XML é a versão digital da nota fiscal e obedece a um padrão. Normalmente, após a emissão e a validação da NFe, o emissor disponibiliza em seu site ou envia para o e-mail do comprador a nota fiscal nos formatos PDF e XML. Alguns sistemas permitem fazer esse envio de forma totalmente automática, lembrando que apenas o envio do arquivo XML é obrigatório.

Diferentemente do DANFe, o XML deve ser guardado eletronicamente, tanto pelo fornecedor quanto pelo comprador, pelo período de 5 anos. O arquivo é necessário no caso da troca de um produto ou quando solicitado pela Receita Federal, podendo gerar multas para aqueles que o perderem.

Para visualizar um arquivo XML é necessário utilizar programas específicos. Veja as informações presentes no arquivo XML:

Dados da NFe: número, modelo e série da nota fiscal, além de datas de emissão, saída/entrada e valor total

Dados do emitente e do destinatário: razões sociais, endereços, CNPJs e inscrições municipais e estaduais. Quando o destinatário é pessoa física, é informado o nome completo e CPF

Dados dos produtos ou serviços: informando a descrição dos itens, quantidades e valores

Dados do ICMS: base de cálculo e valores dos produtos, fretes, seguros, PIS, IPI e Cofins

Dados do transporte: dados do transportador, do veículo e volume transportado

Informações adicionais: com informações complementares de acordo com interesses do contribuinte

Como a Windel pode reduzir o trabalho de entrada de notas de compra

O Sistema Windel foi desenvolvido para auxiliar as empresas tanto nas necessidades operacionais quanto gerenciais. A questão operacional contempla emissão de documentos fiscais, controles financeiros, controle de caixa, controle de estoque, manufatura, e controle de COMPRAS.

E é neste controle de compras que o módulo complementar IMPORTADOR XML pode lhe ajudar muito.
Para dar entrada nas compras da sua empresa, é preciso digitar a nota fiscal de compra para que os produtos comprados sejam devidamente cadastrados e inclusos no seu estoque. É um processo bastante trabalhoso e demorado e que dá margem a erro humano.

Pensando nos nossos clientes, criamos uma outra forma de dar entrada nas suas compras, a importação do xml que é realizada de forma rápida e simples, evitando digitações e erros.

Quer conhecer mais esta ferramenta Windel? Entre em contato conosco!

0800 600 2220 
comercial@windel.com.br